A Tendência foi de certa forma abandonada
na 4ª edição. Por que? Muitas razões, mas vamos focar em uma; escolha
dos jogadores. Nas edições anteriores, a tendência era uma ferramenta
para determinismo e obediência. Um personagem bom fazia coisas boas por
que ele era bom. Da mesma forma para o personagem maligno. Se você
fizesse algo que fosse de encontro a sua tendência, a punição podia ser
severa! As próprias divindades podiam vir diante de você para colocá-lo
na linha ou tirá-lo do caminho. Você escolhia sua tendência nas edições
anteriores de D&D e você obedecia aquela tendência.
A
tendência como um conceito de comportamento forçado se quebrou com os
anos. Na 4ª edição, a tendência está no mínimo batida. As matizes de
bondade, maldade e neutralidade se foram. Na 4ª edição ela é um pano de
fundo, um guia de direcionamento da personalidade de seu personagem.
Sinceramente eu não posso dizer que discordo desta abordagem. A
existência da tendência tem sido mais um obstáculo do que um incentivo
nas interações de D&D.
Ela poderia ser mais? Eu digo que sim.
Seguindo a teoria que o poder é personalidade, ligar os poderes as
tendências é algo natural. O sistema de tendências atual fornece
informações básicas sobre a moralidade do personagem. Eu sou bom, eu sou
sem tendência, eu sou mau. No estado atual, existe alguma razão para
não possuir tendência? Você faz coisas boas, você faz coisas más e não
tem que sentir-se culpado por isso. Por que existem as tendências se não
exista uma expressão verdadeira delas? Meu pensamento é que você pode
transformar a tendência em uma parte dos mitos de sua história sem
forçar os jogadores em moldes restritivos. Os poderes fornecem um método
de expressão da bondade, neutralidade ou maldade. Você é cruel? Você é
conivente? Você honra a lei e as ordens? Ou você é um campeão da
liberdade? Os poderes estendem e expressam sua tendência.
Você pode expressar a tendência como um
elemento do jogo. Faça a tendência algo concreto ligando-a a filosofia
do seu mundo de jogo ou a um sistema de símbolos. Um sistema de símbolos
que você pode usar é o sistema do Zodíaco, ou qualquer coisa que
represente arquétipos icônicos para a natureza e personalidade. Os
personagens não são mais bons, malignos ou sem tendência; eles são
incarnações de Áries, Peixes ou Leão. Os poderes relacionados expressão a
conexão de seus personagens com estes símbolos.
Por que gostamos de mostrar e não somente
falar, Ryven desenvolvou um sistema de tendências baseado no Zodíaco; a
primeira metade estará disponível na sexta-feira.
Ainda em tempo, como você tem usado o sistema de tendências na 4ª edição? Compartilhe conosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário